Pesquisadores chineses buscam teste para detecção da Síndrome de Kawasaki

Equipe de Pesquisadores chineses trabalham no desenvolvimento de um teste para detecção da Síndrome de Kawasaki a partir de proteínas encontradas na urina.

A doença rara mas grave conhecida como Síndrome de Kawasaki, que afeta principalmente crianças menores de cinco anos, produz um perfil protéico urinário modificado que pode levar ao desenvolvimento de um painel de diagnóstico de proteínas.

Sintomas da Doença de Kawasaki (sempre com Febre)

A doença de Kawasaki é uma doença rara que afeta normalmente crianças menores de cinco anos. Também conhecida como síndrome do nódulo linfático mucocutâneo, raramente é fatal, mas pode levar a complicações com as artérias coronais. Estes, por sua vez, podem induzir complicações com o coração, o que matará 2-3% dos pacientes que contraem a doença.

As complicações ocorrem em parte devido à dificuldade no diagnóstico. Os sintomas incluem febre, glândulas do pescoço inchadas, lábios secos, erupção cutânea e olhos vermelhos e dígitos que podem ser confundidos com escarlatina, sarampo, febre glandular e lúpus, dificultando o diagnóstico correto. Um diagnóstico perdido pode abrir a porta para anormalidades coronárias, por isso é importante explorar esse aspecto para melhorar os resultados dos pacientes.

Nos últimos anos, muitos grupos de pesquisa recorreram à proteômica para investigar os mecanismos da doença e identificar determinadas proteínas afetadas, as quais podem ser úteis como biomarcadores da doença. Essa abordagem foi agora adotada para a doença de Kawasaki por uma equipe de pesquisadores chineses sediada em Pequim, composta por Zhong-Dong Du e seus colegas do Hospital Infantil de Pequim, do Hospital Beijing Tongren, da Universidade de Ciência e Tecnologia e do Instituto de Microbiologia.

Teste de urina

A urina foi coletada de quatro crianças, com idades entre três e seis anos, com a doença de Kawasaki e duas crianças normais saudáveis ​​com quatro e cinco anos como controle. Duas crianças com pneumonia febril, que também está associada a febre alta, também foram incluídas para ver se ela poderia ser distinguida da doença de Kawasaki.

Uma vez que as proteínas foram isoladas das amostras de urina, elas foram digeridas com a enzima tripsina para produzir misturas de peptídeos que foram rotulados com os reagentes iTRAQ que permitem que suas abundâncias sejam comparadas. Uma etapa preliminar de separação envolvendo cromatografia líquida de fase reversa de alto pH produziu 60 frações que foram combinadas em dez para análise por LC / MS no modo tandem de alta resolução.

Das mais de 1000 proteínas que foram identificadas a partir de seus peptídeos únicos, 43 mostraram padrões diferenciais de expressão entre o grupo de crianças e os controles. Destes, as abundâncias de 13 foram modificadas da mesma forma entre os grupos de doença de Kawasaki e pneumonia, sendo 12 delas reguladas negativamente.

Uma das vias biológicas afetadas implicadas por essas mudanças foi a reabsorção de água regulada pela vasopressina. Os pesquisadores sugeriram que esta via e as 13 proteínas poderiam estar associadas de perto com doenças febris.

Diferenças de proteína de pneumonia

Trinta das proteínas diferencialmente expressas eram exclusivas do grupo da doença de Kawasaki, inalteradas por pneumonia, e oito delas separaram os pacientes da doença em um grupo e os pacientes da pneumonia combinada e controle em outro grupo em uma análise hierárquica de cluster. Então, essas oito proteínas podem ser consideradas como potenciais biomarcadores para o diagnóstico da doença de Kawasaki.

A molécula de adesão celular endotelial plaquetária-1, que foi regulada negativamente, desempenha um papel fundamental na biologia vascular e tem sido associada previamente ao desenvolvimento de lesões coronarianas na doença de Kawasaki. A proteína 1 de reconhecimento de peptidoglicano, que ajuda a regular a imunidade inata, foi regulada no grupo da doença e foi associada a esta doença pela primeira vez.

O sistema hormonal renina-angiotensina foi enriquecido no grupo da doença de Kawasaki e tem sido associado ao estresse oxidativo vascular em doenças autoimunes e inflamatórias. Então, também pode estar envolvido no desenvolvimento da doença de Kawasaki.

As descobertas fornecem mais informações sobre a condição, mas elas foram realizadas em um conjunto de amostras muito pequeno. No entanto, a escala pode ser um desafio devido à natureza rara da doença e à dificuldade em encontrar pacientes suficientes. Uma colaboração internacional pode ser o caminho a seguir. Entretanto, o conjunto de oito proteínas fornece um ponto de partida para um diagnóstico baseado em biomarcadores de proteínas que podem evoluir para um teste urinário.
Links Relacionados